Sandra Righi: Superando Entraves para a Adoção de Tecnologias

Gestor/a de Secretaria, Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria (RS)
Se Sandra pudesse dar um único conselho a si mesma antes do impulsiONar, seria “tenha bastante calma”. Ela é coordenadora do núcleo de pesquisa, gestão de sistemas e informações da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, quinto maior município do Estado do Rio Grande do Sul. Enquanto ponto focal do programa, Sandra liderou a implementação do sistema digital de gestão educacional Portabilis.

Até 2021, o município não fazia a coleta, o armazenamento, nem a análise dos dados da rede de ensino de maneira informatizada. Quando o processo de implementação se iniciou, as novas práticas de gestão introduzidas pelo impulsiONar e pelo sistema digital ainda pareciam bastante desafiadoras para os gestores da Secretaria e os profissionais das escolas.

“Todas essas questões [de seleção e implementação de ferramentas digitais] foram naturalmente desafiadoras para nós Secretaria de Educação e para as escolas. Iniciamos com o Programa Educação Gaúcha Conectada em 2020, e passamos gradativamente a trabalhar com recursos educacionais digitais para o atendimento dos educandos e educadores de nosso município. Porém, antes do impulsiONar nós não tínhamos nenhum sistema digital de gestão.”, relata. Segundo Sandra, o diferencial para a adoção de recursos digitais foi a postura da Secretaria, através do Núcleo de Tecnologia, de “pegar na mão” de gestores escolares e professores, aprender com eles as novas funcionalidades e os ajudar a superar a ansiedade diante do desafio de se adaptar às tecnologias. 

Além do trabalho realizado em equipe, parte da superação de desafios também se deu pela possibilidade de trazer uma “carinha de Santa Maria” ao novo sistema. Para otimizar o uso da ferramenta de apoio à gestão de dados para a superação de defasagens, Sandra e sua equipe levantaram as necessidades de cada escola e as apresentaram à Portabilis, que customizou o trabalho no sistema i-Educar e i-Diário, conforme a realidade de cada unidade escolar envolvida no programa. As adaptações realizadas incluíram o ajuste das nomenclaturas do sistema, o alinhamento das habilidades acompanhadas com as diretrizes de Santa Maria, além da personalização de processos de coleta e visualização de dados.

“… o mais importante é que os estudantes estejam felizes na escola e aprendam muito, ação facilitada pela gestão tecnológica da rede de ensino e pelos novos recursos utilizados pelos professores.”

Hoje, superados os desafios iniciais de implementação, os gestores e educadores se dizem adaptados e reconhecem as inúmeras facilidades que o sistema digital trouxe ao seu exercício profissional. A realização da chamada dos estudantes no início das aulas, o acompanhamento visual da implementação do currículo em sala de aula, bem como a emissão eletrônica do boletim dos estudantes figuram enquanto ações inéditas que otimizaram a rotina das comunidades escolares. De acordo com Sandra, há até quem agora indague: “O que seria de nós sem o sistema?”. O teste foi tão bem-sucedido que Santa Maria entende a necessidade de adotar de forma perene uma ferramenta de gestão que dê suporte às ações de administração e gestão escolar. 

Depois de quase dois anos de programa, Sandra se orgulha em dizer que  “tudo deu certo”, ainda que os desafios vivenciados durante a implementação tenham lhe preocupado inicialmente. Para ela, “o mais importante é que os estudantes estejam felizes na escola e aprendam muito, ação facilitada pela gestão tecnológica da rede de ensino e pelos novos recursos [utilizados pelos professores].” Sua perseverança em superar entraves para a adoção sistemas de gestão e ensino mais avançados em Santa Maria certamente valeu a pena. 


Sobre a protagonista

Sandra Righi é coordenadora do núcleo de pesquisa, gestão de sistemas e informações na Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria. O trabalho citado acima foi realizado em colaboração com toda a equipe da Secretaria, da Portabilis e organizações parceiras. O impulsiONar agradece o empenho de Sandra e todos os atores que colaboraram para avançar a educação pública brasileira.

Para saber mais sobre a implementação do impulsiONar em redes públicas de ensino, clique aqui.

Na 2ª temporada do Podcast Ponto de Ebulição, os episódios finais contaram com a participação especial de alguns participantes do programa impulsiONar para discutir como podemos impulsionar a educação pública brasileira por meio da filantropia e de programas inovadores.

Close Bitnami banner
Bitnami