Sobre o Programa

O objetivo do ImpulsiONar é apoiar secretarias municipais no desenvolvimento de estratégias de prevenção e redução de defasagens em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6º ao 9º ano de escolas públicas – a partir de um modelo pedagógico e do apoio de organizações educacionais que oferecem serviços de implementação e formação de professores, além da utilização de edtechs (recursos educacionais digitais).

Por que secretarias municipais?

No Brasil, 60%* das escolas públicas de ensino fundamental- anos finais (6º ao 9º ano) estão na gestão dos municípios. (*Fonte: Inep) Além do alcance, o processo de parceria com os municípios costuma ser mais rápido do que com os Estados;

O que é defasagem?

É o acúmulo de lacunas de aprendizagem, ou seja, habilidades não desenvolvidas ou parcialmente desenvolvidas, que se acumulam ao longo do tempo, fazendo com que o aluno não consiga ter o aproveitamento adequado de seu processo de ensino e aprendizagem.

Por que Língua Portuguesa e Matemática?

São disciplinas base para o aprendizado, mas apesar disso, de cada 100 crianças, só metade sabe ler aos 8 ou 9 anos.  7 em cada 10 alunos concluem o Ensino Médio com níveis insuficientes em português e matemática.

Por que alunos do 6º ao 9º ano?

Fortalecimento do processo de aprendizado nos anos finais para que os alunos se sintam mais preparados para o ingresso no ensino médio.

O cenário da Educação no Brasil

As crianças vão à escola…

0 %
das crianças e jovens de 4 a 17 anos estão frequentando as salas de aula

Mas saem de lá sem aprender…

A cada

0
crianças, só metade sabe ler aos 8 ou 9 anos. 7 em cada 10 alunos concluem o Ensino Médio com níveis insuficientes em português e matemática

Quando não evadem o sistema…

0 %
das crianças não concluem o Ensino Fundamental e 41,5% dos jovens não concluem o Ensino Médio até os 19 anos

Fonte: Todos Pela Educação, Educação Já

Se a defasagem já era um problema crítico, a pandemia o acentuou ainda mais, sobretudo para as populações mais vulneráveis. Houve o agravamento das desigualdades sociais em recortes geográficos, raciais e econômicos, em que os maiores atingidos pela defasagem foram

0 %
pessoas pretas e indígenas
0 %
vivem no Norte e Nordeste
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vivem com renda de até meio salário mínimo
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de crianças e adolescentes não tiveram  acesso à Educação em 2020.
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dos professores acreditam que os alunos não evoluíram no aprendizado em 2020

Linha do tempo

A partir do entendimento desse contexto, em 2021 começamos o desenho do programa, com escuta de campo realizada com diversos atores, refinamos o problema a ser solucionado e modelamos o programa com o formato atual;

O desenvolvimento do modelo pedagógico foi iniciado em 2022 pelo Instituto Reúna. A partir dele, o Programa Piloto  começou a ser implementado, com as seguintes etapas:

  • Seleção de organizações implementadores e redes e o  início implementação do Modelo Pedagógico nas redes de ensino;
  • Seleção de edtechs e o início implementação da solução tecnológica nas redes;

Durante o desenvolvimento do projeto também estamos realizando a preparação para o futuro do programa, com diversas frentes de atuação:

Monitoramento

Realizado pela consultoria de Open Social o monitoramento começou com a definição da Teoria de Mudança e  Modelo Lógico, que depois se desdobrou em uma Sistemática de Monitoramento. Tem como objetivo monitorar os processos (para entender o que funcionou ou não) e resultados de curto prazo.

Sistematização

Com o apoio do monitoramento, a sistematização de conhecimentos tem como objetivo deixar de legado materiais com os principais aprendizados do programa, inspirando e guiando os atores atuais e futuros do ecossistema impulsiONar;

Aceleração das organizações

Tem como objetivo apoiar individualmente na gestão ou internalização do programa, conforme as necessidades específicas de cada organizações, para que possam crescer  de forma consistente e reduzir as  barreiras para escalar no programa.

Aceleração de edtechs

Apoio em gestão para desenvolver a edtech, como foco em (i) capacidade interna, (ii) produto/operações e (iii) vendas/jurídico B2G de forma que não tenha barreiras internas para escalar no programa;

Escala

Com o fortalecimento de todos os atores, o programa se prepara para ampliação de sua atuação, com o objetivo de diminuir as lacunas de aprendizados para mais estudantes e escolas das redes municipais de educação. Em breve teremos mais novidades sobre o futuro do programa.

Como acontece o programa?

Atuamos com base em 3 pilares:

Modelo Pedagógico

Criado pelo Instituto Reúna, é o instrumento com as premissas e diretrizes para redes, organizações e escolas para diminuir a defasagem escolar  de forma sistêmica.

Implementação eficiente

Garantir a implementação do modelo pedagógico pelas organizações implementadoras e dos recursos educacionais digitais nas redes e escolas.

Preparação para o futuro

Monitorar os resultados, sistematizar os aprendizados, acelerar individualmente edtechs e organizações implementadoras, apoiar as redes de educação para formação de gestores e professores, são ações que realizamos quem preparam todos os envolvidos para garantir a replicabilidade do programa no futuro e sua escala.

Como chegamos nos estudantes?

O programa atua a nível de gestão com a secretaria de educação municipal, prezando pelo protagonismo das equipes, gestores e professores. Nesse processo a secretaria revê os processos de planejamento, formação de professores e gestores e uso de edtechs para aprendizagem centrada no estudante.

Na 2ª temporada do Podcast Ponto de Ebulição, os episódios finais contaram com a participação especial de alguns participantes do programa impulsiONar para discutir como podemos impulsionar a educação pública brasileira por meio da filantropia e de programas inovadores.

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