Organizações Implementadoras e Formadoras

Sete redes municipais de educação aceitaram e foram selecionadas para o desafio de promover a equidade no ensino e diminuir as lacunas de aprendizados através do Programa impulsiOnar, experimentando soluções pedagógicas e digitais nas suas escolas.

Organizações implementadoras participantes do ImpulsiONar 2022

Cenpec

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove equidade e qualidade na educação pública brasileira.

Constroem soluções para o enfrentamento das desigualdades educacionais. Com iniciativas que contribuem para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, a formação de profissionais de educação, a ampliação e diversificação do letramento e o fortalecimento da gestão educacional e escolar.

Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atuam dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todas e todos. Dessa forma, estimulam estudantes e profissionais da educação a se desenvolverem cada vez mais. Tudo isso porque acreditamos que a educação transforma vidas e constrói um Brasil mais justo e próspero.

Nova Escola

A Associação Nova Escola é uma organização de impacto social sem fins lucrativos que trabalha para o Brasil ter professores da Educação Básica fortalecidos em suas práticas, contribuindo para a melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento dos estudantes.

Criada em 2015 com o apoio de sua mantenedora, a Fundação Lemann, a Associação é herdeira da revista de mesmo nome, nascida em 1986 na Fundação Victor Civita.

Hoje, a Nova Escola é uma plataforma digital que produz reportagens, cursos autoinstrucionais, formações, planos de aula e materiais educacionais para fortalecer os professores brasileiros e é acessada por cerca de 3,1 milhões de pessoas por mês.

Sincroniza

A Sincroniza Educação tem como propósito sincronizar redes de ensino, escolas e educadores em relação a novas práticas e processos para promover a aprendizagem dos alunos. Nasceu em janeiro de 2017 após três anos de experiência das sócias com a

implementação de projetos de tecnologia educacional em escala na Fundação Lemann.

Hoje seguem com o trabalho em parceria com a organização e ampliaram a operação para atender mais parceiros e atuar em projetos que envolvem metodologias ativas.

Potencializam o valor pedagógico de produtos e tecnologias educacionais por meio da formação de educadores e da eficiência na implementação em escala.

Qual o papel das orgs. implementadoras no programa?

Norteiam-se pelo Modelo Pedagógico do ImpulsiONar e apoiam as Secretarias de Educação no planejamento, tomada de decisão e implementação do programa nas escolas. Elas também são responsáveis pela formação dos professores, elaboram e implementam com as Redes de ensino o percurso formativo voltado para recompor a aprendizagem e interromper o ciclo de defasagens dos estudantes.

Forma de atuação

  • Formalização da parceria, planejamento e gestão,da implementação do programa junto com a equipe da secretaria
  • Diagnóstico das condições estruturais, técnicas e políticas
  • Apoio – a partir dos resultados da sondagem e avaliação de entrada – na estratégia para definição da lista de aprendizagens que serão priorizadas
  • Elaboração da percurso formativo e planejamento da implementação da ação formativa

No impulsiONar,  as organizações contaram com o apoio de especialistas para formar professores, bem como desenvolver e implementar, junto com as redes de ensino, soluções pedagógicas e digitais que previnam e reduzam as lacunas de aprendizagem dos estudantes do ensino público. Depois, também poderá multiplicar essas soluções por todo o Brasil.

Benefícios para as organizações participantes

  • Suporte técnico do Instituto Reúna (criador do Modelo Pedagógico) durante todo o programa.
  • Investimento para implementar as soluções nas redes de ensino e escolas parceiras.
  • Mentoria da aceleradora de negócios de impacto Quintessa para integrar as soluções desenvolvidas ao seu portfólio de produtos e serviços.
  • Orientação sobre o processo de contratação, pelo setor público, de percursos formativos e processos de implementação de programas para redução e prevenção de lacunas de aprendizagem.
  • Orientação sobre como desenvolver comunidades de prática, bem como troca de experiências com outras organizações nesse processo.
  • Acesso a relatórios de monitoramento e resultados do programa.

Na 2ª temporada do Podcast Ponto de Ebulição, os episódios finais contaram com a participação especial de alguns participantes do programa impulsiONar para discutir como podemos impulsionar a educação pública brasileira por meio da filantropia e de programas inovadores.

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