Diana Barbosa: Adaptando o Ensino para o Combate a Defasagens

Gestor/a Escolar, Escola Municipal Raimundo Joaquim dos Santos (Domingos Mourão/PI)
Diana é diretora da Escola Raimundo Joaquim dos Santos, em Domingos Mourão, cidade com cerca de quatro mil habitantes no interior do Piauí, e acompanhou de perto o acúmulo de lacunas de aprendizagem entre os estudantes durante a pandemia. Por isso, quando o impulsiONar chegou na cidade, apesar da hesitação com a introdução de algo novo, Diana logo se entusiasmou com as possibilidades de melhoria na aprendizagem dos estudantes.

A diretora compara uma reunião de pais que ocorreu no início de 2022, marcada pela preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, e um encontro deste ano (2023), no qual ouviu relatos positivos sobre a melhoria significativa no desempenho dos mesmos alunos. A este respeito, ela relata: “ah, isso [o reconhecimento dos pais] é muito gratificante porque aí a gente vê o êxito do [nosso] trabalho. Inclusive, um dia desses, eu estava comentando com os meus alunos: a gente faz olimpíadas [como a Olimpíada Genial, promovida pela Edtech Jovens Gênios, implementada pelo impulsiONar], nas quais existem premiações [aos estudantes com melhor desempenho]. Não tem [prêmio] para diretor, mas quando eu vejo vocês ganharem, é como se eu também estivesse ganhando o prêmio que vocês receberam.” 

“A estruturação do plano de aula do professor hoje é outra. É um plano com foco, com objetivos, que faz o educador pensar no que o aluno realmente vai aprender… Hoje, os professores não seguem mais aquela lógica antiga de ensinar capítulo a capítulo do livro, sem entender se os alunos estão absorvendo.”

Por meio do impulsiONar, a diretora pôde acompanhar diretamente a evolução do desempenho dos alunos. Ela conta que um diferencial do programa foi o fato de as LAPs (Listas de Aprendizagem Prioritárias, instrumento que integra o Modelo Pedagógico e propõe a reestruturação curricular para a superação de defasagens) terem sido criadas de maneira personalizada junto a cada escola. Isso porque as estratégias e soluções geradas na implementação não chegaram prontas, e sim foram co-construídas pelas comunidades escolares, com base em suas necessidades. Segundo Diana, essa dinâmica garantiu que professores compreendessem e se aprofundassem nas habilidades propostas pelas formações, voltadas para a personalização do ensino para a superação de defasagens. “A estruturação do plano de aula do professor hoje é outra. É um plano com foco, com objetivos, que faz o educador pensar no que o aluno realmente vai aprender. E, por conta das metodologias apresentadas pelo programa, eles [professores] tiveram que se adaptar. Hoje, eles não seguem mais aquela lógica antiga de ensinar capítulo a capítulo do livro, sem entender se os alunos estão absorvendo.”, conta a diretora.

Diana espera ver Domingos Mourão dando continuidade a tudo o que foi desenvolvido no impulsiONar, para que sua escola e as demais possam colher ainda mais frutos. Admite que, como tudo na educação, nada “vem pronto”, os resultados são frutos de muito trabalho e dedicação. E afirma que, hoje, se sente segura para continuar com as formações de professores com as próprias pernas, buscando conquistas cada vez maiores. 


Sobre a protagonista

Diana Barbosa é diretora escolar da Escola Raimundo Joaquim dos Santos. O trabalho citado acima foi realizado em colaboração com toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Domingos Mourão e organizações parceiras. O impulsiONar agradece o empenho de Diana e todos os atores que colaboraram para avançar a educação pública brasileira. 

Para saber mais sobre a implementação do impulsiONar em redes públicas de ensino, clique aqui.

Na 2ª temporada do Podcast Ponto de Ebulição, os episódios finais contaram com a participação especial de alguns participantes do programa impulsiONar para discutir como podemos impulsionar a educação pública brasileira por meio da filantropia e de programas inovadores.

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