Mateus Reis: Inovação e Legado Caminham Juntos 

Secretário/a Municipal, Secretaria Municipal de Educação de Guaramiranga (CE)
A capacidade de Mateus de impulsionar o presente em prol do futuro é uma de suas características marcantes. O secretário de educação de Guaramiranga, cidade com 5.200 habitantes, localizada na região serrana do Ceará, afirma que é imbuído a pensar a educação a partir da tecnologia. Seu histórico profissional figura a Secretaria do Estado do Ceará, referência em soluções inovadoras na educação básica. “Lá, a gente já trabalhava com metodologias ativas, com objetos digitais de aprendizagem, com trazer o estudante para o centro do processo [de aprendizagem].”, relata.

Não à toa, quando o impulsiONar se apresentou como solução destinada ao combate às defasagens educacionais nos anos finais do Ensino Fundamental, Mateus abraçou a oportunidade de participar. O gestor vislumbrava as possibilidades de desenvolvimento de sua equipe, sobretudo no que se refere à adoção de processos de inovação aberta. A este respeito, o secretário relata que teve de ponderar, junto à procuradoria do município, qual processo de contratação de recursos educacionais digitais deveria adotar. “Mas foi o impulsiONar que clareou para a gente os mecanismos jurídicos de contratação de testes de Edtechs [tecnologias educacionais]”, descreve. O secretário acabou seguindo pela via do Marco Legal das Startups (MLS), um processo jurídico instituído no Brasil em 2021 que facilita a contratação de soluções de caráter inovador pelo setor público. Para Mateus, o fato de a sua rede ter utilizado o MLS – feito inédito no setor educacional executado em outras duas Secretarias Municipais através do impulsiONar – projeta Guaramiranga como cidade pioneira no Estado do Ceará. Segundo ele, a parceria com o programa “(…) colocou a gente [Guaramiranga] numa posição de inovação. A experiência de assessoria jurídica para a contratação de soluções digitais gerou aprendizados significativos e representou um passo importante para a autonomia da Secretaria, a qual poderá, mais para a frente, seguir com as parcerias [com as Edtechs].”  

 “Empatia é muito importante em qualquer processo de construção de política pública e de governo. E essa questão da empatia … foi uma porta de entrada para o programa.”

Outro destaque na trajetória de Mateus foi o contato com a Associação Nova Escola (ANE), organização responsável por implementar o Modelo Pedagógico do impulsiONar e oferecer formações aos gestores e professores da rede de ensino. Para o secretário, liderar a implementação do programa junto à ANE e outras instituições com vasta experiência educacional foi uma experiência extremamente positiva. O bom relacionamento entre a Secretaria e as organizações envolvidas, bem como entre os formadores e educadores foi, segundo ele, fundamental para sustentar a motivação e o desenvolvimento profissional das comunidades escolares.

O olhar curioso e o perfil fazedor de Mateus são, como ele mesmo diz, guiados pela busca do que pode trazer inovação e melhorias para o seu município. E, se para ele a adoção de tecnologias digitais é algo que pode alavancar soluções para o futuro, Mateus enfatiza também o papel de habilidades sócio emocionais para gerar transformação na educação. Para o secretário, “empatia é muito importante em qualquer processo de construção de política pública e de governo. E essa questão da empatia da gestão do impulsiONar, que fez uma escuta qualificada [da nossa equipe], foi uma porta de entrada para o programa.”. 

“[A parceria com o impulsiONar] colocou a gente numa posição de inovação. A experiência de assessoria jurídica para a contratação de soluções digitais gerou aprendizados significativos e representou um passo importante para a autonomia da Secretaria…”

Quando indagado sobre o que ainda pretende fazer por sua cidade, Mateus foi categórico e afirmou que possui muitos desejos e planos no horizonte. No entanto, por acreditar que a sua gestão é algo mutável e que “está secretário” e não “é secretário“, afirma que a sua prioridade é a criação de uma percepção de pertencimento e autonomia entre os profissionais das escolas, e que o impulsiONar o apoiou nesse sentido. A este respeito, ele comenta: “[Ao criar a percepção de pertencimento e autonomia], aí, sim, eu saio e deixo um legado. O legado é mais do que um objetivo educacional. O legado está no sujeito, que internaliza os aprendizados e passa a advogar por eles.”. Sem dúvidas, Mateus é parte da construção do legado da educação em Guaramiranga. 


Sobre o protagonista

Mateus Reis é Secretário Municipal de Educação de Guaramiranga. O trabalho citado acima foi realizado em colaboração com toda a equipe da Secretaria, da Associação Nova Escola (ANE) e organizações parceiras. O impulsiONar agradece o empenho de Mateus e todos os atores que colaboraram para avançar a educação pública brasileira.

Para saber mais sobre a implementação do impulsiONar em redes públicas de ensino, clique aqui.

Na 2ª temporada do Podcast Ponto de Ebulição, os episódios finais contaram com a participação especial de alguns participantes do programa impulsiONar para discutir como podemos impulsionar a educação pública brasileira por meio da filantropia e de programas inovadores.

Close Bitnami banner
Bitnami