O programa impulsiONar tem como objetivo apoiar secretarias municipais de educação no desenvolvimento de estratégias de prevenção e redução de defasagens em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6º ao 9º ano de escolas públicas.

A intervenção do programa parte de um modelo pedagógico que tem a tecnologia como recurso didático chave e é colocado em prática nas redes por meio do apoio de organizações educacionais que oferecem serviços de implementação e formação de professores.

O impulsiONar também apoia as secretarias com os procedimentos jurídicos, financeiros e de gestão para testar recursos educacionais digitais desenvolvidos por edtechs.

Em 2002, a partir do Marco Legal das Startups (MSL) sancionado no ano anterior, o programa impulsiONar apoiou três secretarias municipais de educação a utilizar a nova lei para testar recursos educacionais digitais em suas escolas, de forma inovadora.

O programa realizou um processo de inovação aberta para contratar testes de soluções desenvolvidas por edtechs pelo setor público, utilizando o mecanismo do Marco Legal das Startups (MLS). O arranjo permitiu o teste remunerado com recursos do Programa impulsiONar, (via capital do terceiro setor), com possibilidade de posterior contratação direta pela administração pública.

Órgãos públicos que utilizaram o MLS para testar soluções inovadoras no impulsiONar foram:

  • A Secretaria Municipal de Educação de Domingos Mourão (Piauí) – além de utilizar o MLS para o teste, optou por continuar com o uso da solução e contratá-la via orçamento público;
  • A Secretaria Municipal de Educação de Guaramiranga (Ceará)
  • A Secretaria Municipal de Educação de Igarassu (Pernambuco).

A experiência do impulsiONar no teste de solução inovadora pelo governo e uso do Marco Legal das Startups foi sistematizada em uma publicação que está disponível para download.

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Na 2ª temporada do Podcast Ponto de Ebulição, os episódios finais contaram com a participação especial de alguns participantes do programa impulsiONar para discutir como podemos impulsionar a educação pública brasileira por meio da filantropia e de programas inovadores.

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