Brayan cursa o nono ano da Escola de Tempo Integral Júlio Holanda, localizada no centro de sua cidade, a 100 km de distância da capital Fortaleza. Ele tem quatorze anos e, apesar de afirmar gostar muito de ler, de estudar e de se envolver em diferentes atividades extracurriculares, sua relação com a Língua Portuguesa se mostrou um entrave ao seu desempenho escolar nos últimos dois anos.
Sarah também é estudante do nono ano, mas na Escola Monsieur Uchôa, localizada em Domingos Mourão, cerca de 230 km ao norte de Teresina. Embora apresente um histórico de dedicação aos estudos, a escassez de espaços e oportunidades de aprendizagem provocada pela pandemia fez com que Sarah enfrentasse dificuldades adicionais em sua jornada educacional. Com a interrupção das aulas presenciais, a redução dos estudos em grupo e a ausência de instruções direcionadas, a estudante se viu acumulando defasagens em Língua Portuguesa, uma matéria que sempre se apresentou como um grande desafio.
“[Passei a] aprender melhor depois dos conteúdos serem ensinados de forma divertida e diversificada.”
(Sarah Santos)
Até meados de 2022, Sarah batalhava contra as classes gramaticais e substantivos; Brayan, contra as orações coordenadas, crases e interpretação de texto. No entanto, essa realidade começou a mudar quando as batalhas educacionais passaram a ser vividas não mais acompanhadas de sofrimento, mas de diversão e brincadeira. Isto se deu, sobretudo, por conta das atividades gamificadas praticadas na plataforma Jovens Gênios, recurso educacional digital incorporado nos municípios nos quais os alunos estudam através do impulsiONar. A ferramenta permite aos estudantes aprender por meio de atividades que se adequam às necessidades de aprendizagem dos estudantes e estão distribuídas em missões a serem cumpridas – como num jogo, de fato. A este respeito, Sarah comenta: “Eu gosto muito das [atividades relacionadas às] batalhas e aos planetas (…). Os planetas estão ali para você completar [são uma fase do jogo]: tem o planeta da computação, e o da mitologia: eu gosto mais da mitologia, com algumas criaturas mágicas (…).”
“… era uma euforia para ver quem ficava em primeiro, em segundo e em terceiro lugar: a gente jogava constantemente e os professores davam todo o suporte.”
(Brayan Bastos)
Foi com o apoio da Jovens Gênios que Brayan também relata ter superado as suas dificuldades em Língua Portuguesa. Ele conta que isto se deu especialmente por meio das “Olimpíadas Geniais”, uma competição promovida pela plataforma em toda a escola, focada em atividades multidisciplinares, gamificadas e com premiação aos alunos com maior pontuação. “A pontuação da gente ficava lá [na plataforma] e era uma euforia para ver quem ficava em primeiro, em segundo e em terceiro lugar: a gente jogava constantemente e os professores davam todo o suporte.”, relata o estudante.
A nova forma de aprender – com o uso de tecnologias, mais conectada às necessidades de aprendizagem e aos interesses dos estudantes – gerou melhorias no desempenho dos jovens e fez com que ambos abandonassem as suas percepções de fracasso escolar. Após o impulsiONar, Sarah e Brayan compartilham um sentimento de prazer em aprender e uma confiança em relação ao seu potencial e capacidades. A mudança no relacionamento com a Língua Portuguesa foi tanta que Brayan passou a considerar a matéria como a sua favorita. E, para completar, ainda pensa em cursar uma faculdade de letras, tamanha a sua aproximação e encantamento com o universo das palavras. Sarah ainda é fã das matérias de exatas, – a sua preferida é Matemática – mas tem certeza de que passou a “(…) aprender melhor depois dos conteúdos serem ensinados de forma divertida e diversificada.”
As jornadas inspiradoras dos estudantes demonstram como o apoio educacional de qualidade pode despertar a paixão pelo aprendizado e impulsionar significativamente o seu progresso. E também sinalizam para o fato de que batalhas em aprendizagem podem ser não só vencidas, mas também ressignificadas por meio da implementação de estratégias pedagógicas coerentes e recursos educacionais qualificados.
Sobre os protagonistas
Brayan Bastos e Sarah Tuany de Sousa Santos são estudantes do nono ano das Escolas Júlio Holanda, em Guaramiranga, e Monsieur Uchôa, em Domingos Mourão, respectivamente. O trabalho citado acima foi realizado em colaboração com as Secretarias de Educação dos dois municípios, com a Jovens Gênios e organizações parceiras. O impulsiONar agradece o empenho de todos atores que colaboraram para avançar a educação pública brasileira.
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