Bernard Caffé: Gamificação para Engajamento na Aprendizagem

Edtechs, Jovens Gênios
Bernard se apresenta como mesquitense – natural de Mesquita, Rio de Janeiro -, mas sem dúvidas é um cidadão do mundo. Ao longo de sua vida, viajou por mais de vinte países pesquisando sobre inovação, metodologias ativas e novas formas de promover aprendizagem efetiva. Mas ele honra sua história e raízes – afinal, crescer em uma área de vulnerabilidade social na Baixada Fluminense o apresentou às desigualdades sociais do Brasil, e o despertou para uma busca contínua para transformar a educação.

Bernard é sócio fundador da Jovens Gênios, plataforma de aprendizagem individualizada e gamificada que visa transformar a maneira como os estudantes brasileiros aprendem. A empresa busca solucionar um desafio muito presente no Brasil e em países do Sul Global: a defasagem na aprendizagem. Para o gestor, o acúmulo de habilidades não aprendidas entre estudantes se deve a “um modelo bicentenário, tradicional e massificado de ensino”, que desconsidera as individualidades de cada um. “A gente parte do pressuposto de que todos nós aprendemos da mesma forma, e isso causa uma defasagem muito grande.”, relata ele. A Jovens Gênios foi uma das Edtechs (tecnologias educacionais) participantes do impulsiONar e atuou nas cidades de Domingos Mourão (PI) e Guaramiranga (CE) alavancando a aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes. 

“A gente parte do pressuposto de que todos nós aprendemos da mesma forma, e isso causa uma defasagem muito grande.”

Ele conta que, antes do programa, a Jovens Gênios se apresentava como uma empresa de recursos educacionais digitais. Hoje, graças às metodologias apresentadas pelo Quintessa e outras organizações do impulsiONar, como a Régua de Maturidade (Scale Readiness, em inglês) uma ferramenta para avaliar a escalabilidade de soluções digitais, Bernard começa a vislumbrar a sua entrada no mercado B2G (Business to Government, sigla em inglês que descreve negócios para o governo) enquanto solução para diminuição de defasagens no ensino público. 

“Eu vejo uma clara evolução, não só em relação à companhia e dados, mas do Bernard enquanto CEO da Jovens Gênios.”

Mas não foi só a Jovens Gênios que se transformou através do impulsiONar. Um “Bernard se dedicando mais a atribuições de CEO”, – um profissional mais dedicado à gestão do conhecimento e com uma matriz de responsabilidades mais delimitada – foi se apresentando ao longo do tempo. “Eu vejo uma clara evolução, não só em relação à companhia e dados, mas do Bernard enquanto CEO da Jovens Gênios. Toda a Jovens Gênios ganhou muita maturidade, evoluímos muito na atuação no setor público, e isso se deve principalmente ao impulsiONar e ao conjunto de erros e aprendizados ao longo dessa trajetória. Tenho orgulho de tamanha evolução em tão pouco tempo.”, conta ele. 

A disposição de Bernard para aprender com os seus erros, desenvolvendo-se e ampliando o seu potencial de transformação é um traço marcante de sua personalidade. Não à toa, ele soube identificar a capacidade da Jovens Gênios para a redução de lacunas de aprendizagem entre jovens brasileiros, e o impulsiONar como oportunidade de crescimento institucional e estratégico para a sua empresa.


Sobre o protagonista

Bernard Caffé é sócio-fundador da Edtech Jovens Gênios ao lado de Fernando Costa O trabalho citado acima foi realizado em colaboração com toda a equipe da Jovens Gênios e organizações parceiras. O impulsiONar agradece o empenho de Bernard e todos os atores que colaboraram para avançar a educação pública brasileira. . 

Para conhecer as outras Edtechs participantes e saber mais sobre a sua implementação no programa, clique aqui.

Na 2ª temporada do Podcast Ponto de Ebulição, os episódios finais contaram com a participação especial de alguns participantes do programa impulsiONar para discutir como podemos impulsionar a educação pública brasileira por meio da filantropia e de programas inovadores.

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