Katia Smole: Retribuindo Avanços no Ensino Público

Parceiro/a Pedagógico, Instituto Reúna
Katia iniciou sua trajetória profissional como professora de Matemática. Sua paixão por ensinar orientou os seus anos de docência na educação pública, e hoje é o que mobiliza a sua atuação como diretora-executiva do Instituto Reúna, parceiro pedagógico do impulsiONar.

Em razão de sua vasta experiência profissional, Katia sempre esteve atenta ao cenário das defasagens nos anos finais do Ensino Fundamental. Durante o período em que esteve no Ministério da Educação – enquanto Secretária de Educação Básica -, ajudou a sistematizar e criar ações para o programa Escola do Adolescente (PEA), desenvolvido especificamente  para esta faixa etária. Quando recebeu a proposta de colaborar com o impulsiONar, a diretora estava pronta para contribuir com a construção do Modelo Pedagógico do programa, um guia que apresenta orientações para que comunidades escolares identifiquem suas prioridades pedagógicas e implementem estratégias coerentes, utilizando tecnologias como alavancas destes processos. Katia liderou o Instituto Reúna durante toda a concepção e produção do documento, além da criação das trilhas formativas das equipes das organizações implementadoras (ANE, Cenpec e Sincroniza), abordando temas tais como prevenção e redução de defasagens, equidade racial, e saúde mental.

Em 2022, durante um evento nacional da União dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), a diretora-executiva teve a oportunidade de conversar com alguns dos gestores das sete redes participantes do impulsiONar, e coletar as impressões, necessidades e conquistas  desde  a chegada do programa. Entre outros pontos, Katia escutou relatos sobre mudanças de cultura disparadas pelas comunidades de prática – estratégia formativa centrada no compartilhamento de desafios e conquistas entre aprendizes – e sobre o impacto positivo do Modelo Pedagógico na mobilização de professores. Estes momentos de troca foram essenciais para que Katia pudesse constatar que o diferencial para uma mudança significativa e sistemática na educação é a colaboração ativa e intencionalidade de todos os atores envolvidos na aprendizagem dos estudantes. “A Secretaria de Educação, assim como os gestores de escola, deve focar na aprendizagem. Parece algo redundante, mas não é.”, comenta Katia sobre a importância do acompanhamento pedagógico estruturado. A especialista completa: “funciona assim: você vai colocando a aprendizagem na responsabilidade dele [gestor da Secretaria], do aluno, da família, dos professores. O que eu acho que os gestores me disseram  naquele encontro, foi: através do impulsiONar, todo mundo começou a se responsabilizar em conjunto pela aprendizagem dos estudantes, cada um no seu nível. Isso é o acompanhamento pedagógico, estratégia fundamental para garantir o desenvolvimento de todos eles.”

“A Secretaria de Educação, assim como os gestores de escola, deve focar na aprendizagem. Parece algo redundante, mas não é.”

Quando questionada sobre o motivo de ter escolhido uma carreira na área da educação, a diretora-executiva afirma: “para devolver para a escola pública tudo o que a escola pública me deu”, se referindo aos seus anos enquanto estudante e professora nas Escolas Estaduais Maria Peccioli Giannasi e Professor Alberto Conte, ambas na cidade de São Paulo. Sem dúvidas, Katia está cumprindo essa missão. 


Sobre a protagonista

Katia Smole é diretora-executiva do Instituto Reúna, parceiro pedagógico do impulsiONar e responsável pela concepção do Modelo Pedagógico do programa. O trabalho citado acima foi realizado em colaboração com toda a equipe do Instituto Reúna e organizações parceiras. O impulsiONar agradece o empenho de Katia e todos os atores que colaboraram para avançar a educação pública brasileira.

Para saber mais sobre a implementação do impulsiONar em redes públicas de ensino, clique aqui.

Na 2ª temporada do Podcast Ponto de Ebulição, os episódios finais contaram com a participação especial de alguns participantes do programa impulsiONar para discutir como podemos impulsionar a educação pública brasileira por meio da filantropia e de programas inovadores.

Close Bitnami banner
Bitnami