Carolina Koepke: Fortalecendo o B2G, a Educação e Programas Sistêmicos

Coordenação, Quintessa
Carolina desempenha o papel de coordenadora do programa impulsiONar. Como sócia e coordenadora de projetos do Quintessa, aceleradora de impacto para os desafios sociais do Brasil, Carolina teve papel inédito na organização. Isso porque ficou por dois anos exclusivamente dedicada a um programa – o impulsiONar -, algo nunca visto na aceleradora. Mas era de se merecer: a iniciativa destaca-se por promover uma abordagem sistêmica e multi atores para a solução de desafios educacionais complexos e em escala, com mais de 25 organizações para coordenar. São financiadores, Edtechs (tecnologias educacionais), consultores de compras públicas, especialistas pedagógicos e em monitoramento de resultados, organizações de formação e implementação de programas educacionais. Além de instituição coordenadora do programa, o Quintessa também foi diretamente responsável pelas frentes de aceleração das Edtechs para o modelo B2G (Business to Government, sigla em inglês que descreve negócios para o governo), e de apoio às Secretarias no processo de inovação aberta para seleção e implementação dos recursos educacionais digitais. Não é pouca coisa: ela é o elo entre os atores do programa.

Os desafios que Carolina enfrentou foram proporcionais às suas responsabilidades. Ela relata que a coordenação do programa foi um marco no seu desenvolvimento  profissional e do próprio Quintessa enquanto organização. “O impulsiONar tem um tamanho, uma magnitude que me/nos exigiu muito. Passados quase três anos [2021-2023], vejo que [o programa] foi muito positivo, tanto para mim, quanto para o Quintessa: passamos de ‘aceleradora de negócios de impacto’ para ‘aceleradora de impacto’, em que os negócios sociais são dentre os vários escopos com os quais trabalhamos. Além do fato de o impulsiONar ter direcionado uma das novas frentes da estratégia do Quintessa: os chamados ‘programas sistêmicos’, em que mergulhamos em um tema e criamos uma iniciativa completa  e multi atores para ‘mudar o ponteiro’ de um indicador socioeconômico relevante. Tipicamente, as intervenções começam com um piloto, com  a intenção de evoluir para uma iniciativa escalável e capaz de transformar ‘o sistema’. O impulsiONar foi o exemplo em educação, agora estamos criando novos programas neste formato para mudanças climáticas e saúde, dois dos nossos outros eixos de atuação”, relata. 

Para gerenciar a implementação do impulsiONar e a aceleração das Edtechs no B2G, Carolina, o time do Quintessa e consultores especializados mergulharam no tema de compras públicas e no setor educacional. Esses dois focos possibilitaram um aprofundamento e a abertura de novas avenidas para o Quintessa: tanto na área de negócios com o governo (B2G), quanto no setor de Edtechs. “O Quintessa vinha de uma abordagem de aceleração mais para Startups B2B [cujas vendas focam no setor privado] e B2C [cujas vendas focam no consumidor final]. A gente já tinha feito acelerações em educação, mas não com essa profundidade e em modelos de negócio no B2G. E, como aceleradora que desenvolve negócios de impacto, é imprescindível que a gente apoie também negócios no B2G. Em muitos casos, é no governo onde está a maior necessidade e alcance do impacto.”

“Saí de lá super inspirada, motivada, positivamente surpresa de quanto a rede tinha abraçado o programa, e com certeza de que a educação daquela cidade tinha sido modificada.”

Era de se esperar que ela fosse transformada pela sua experiência no programa, e que a sua jornada de crescimento fosse além do aspecto profissional. Quando esteve em uma das redes de ensino participantes do programa – Domingos Mourão, no Piauí – para conhecer a Secretaria de Educação e escolas do município, Carolina voltou impressionada pela dimensão do impacto gerado no pequeno município. Lá, teve a oportunidade de se encontrar e conversar diretamente com gestores públicos, líderes escolares, professores, alunos e toda a comunidade da cidade. Ouviu relatos sobre as mudanças pedagógicas, o acesso à tecnologia e as melhorias já observadas nos estudantes. “Saí de lá super inspirada, motivada, positivamente surpresa de quanto a rede tinha abraçado o programa e com certeza de que a educação daquela cidade tinha sido modificada [pelo impulsiONar].”, compartilha ela sobre a experiência vivida. 

Movida por uma carreira em administração com propósito, a gestora tem a educação como uma das suas principais causas, além do tema de meio ambiente. Hoje, ela se vê transformada por colaborar com um programa educacional tão relevante. Na sua visão, o impulsiONar “só funcionou pela qualidade e comprometimento dos diversos atores envolvidos em fazer junto, em co-construir, e pelo fato de não ser uma intervenção empurrada, de cima para baixo. Isso parece trivial, mas nós vemos que em vários programas de educação não é assim. Foi um esforço enorme e os ótimos resultados preliminares do piloto são indicadores que o programa é transformador e deixa legado”. Colaboração e compromisso definitivamente são a marca registrada da coordenadora do programa.


Sobre a protagonista

Carolina Ochoa é sócia e coordenadora de projetos do Quintessa. O trabalho citado acima foi realizado em colaboração com toda a equipe do Quintessa e organizações parceiras. O impulsiONar agradece o empenho de Carolina e todos os atores que colaboraram para avançar a educação pública brasileira. 

Para saber mais sobre a implementação do impulsiONar em redes públicas de ensino, clique aqui.

Na 2ª temporada do Podcast Ponto de Ebulição, os episódios finais contaram com a participação especial de alguns participantes do programa impulsiONar para discutir como podemos impulsionar a educação pública brasileira por meio da filantropia e de programas inovadores.

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