O que aprendemos ao apoiar a implementação de edtechs em sete redes públicas de ensino e acelerar cinco startups voltadas ao setor público? Agora está disponível o material completo com aprendizados e recomendações práticas para edtechs, gestores públicos e organizações de fomento.
A edição piloto do programa impulsiONar, realizada entre 2021 e 2023, teve como objetivo ampliar o uso de tecnologias educacionais no setor público brasileiro. Com a implementação de soluções digitais em sete secretarias municipais de Educação e o processo de aceleração de cinco edtechs com foco no modelo B2G (business to government), o programa gerou aprendizados valiosos — agora sistematizados em uma publicação inédita.
O documento, disponível gratuitamente, é um guia prático para quem busca entender os desafios e oportunidades de escalar soluções tecnológicas no setor público. Seja você uma edtech em fase de expansão, um gestor público à frente de políticas de inovação educacional, ou uma organização interessada em fomentar esse ecossistema, este material pode apoiar suas decisões e estratégias.

- Lições sobre como estruturar pilotos com edtechs no setor público;
- Orientações jurídicas com base no uso do Marco Legal das Startups;
- Recomendações sobre formação de professores, planejamento, métricas e gestão de dados;
- Aprendizados sobre aceleração de edtechs voltadas ao B2G, incluindo vendas, operação, finanças e adaptação de produto.
- Edtechs, em diferentes estágios de relacionamento com redes públicas, que buscam trocar experiências e se preparar para vender e implementar suas soluções no setor público;
- Gestores públicos, especialmente secretarias de Educação interessadas em testar ou escalar o uso de recursos digitais;
- Fundações e institutos financiadores, que buscam gerar impacto por meio do fomento à inovação em políticas públicas;
- Organizações de apoio à inovação no setor público, que desejam conhecer boas práticas e desafios reais de campo.
🌎 Versión en español disponible
¿Cómo implementar soluciones tecnológicas en escuelas públicas?
El programa impulsiONar ha sistematizado aprendizajes clave tras acompañar la implementación de edtechs en redes públicas de Brasil. El documento presenta orientaciones jurídicas, pedagógicas y estratégicas para startups, gobiernos y organizaciones de apoyo.