Mais de 9 mil estudantes impactados, 260 professores formados e cinco frentes de transformação nas redes públicas de ensino. O sumário executivo do programa impulsiONar já está disponível para download gratuito — e traz dados inéditos sobre como a tecnologia pode acelerar a aprendizagem com equidade.
O impulsiONar nasceu com um propósito ambicioso: contribuir para a redução e prevenção das lacunas de aprendizagem no Ensino Fundamental II da rede pública brasileira. Entre 2021 e 2023, o programa atuou diretamente em sete municípios de diferentes regiões do país, em sua maioria com altos índices de vulnerabilidade socioeconômica e desempenho abaixo da média nacional.
Agora, os resultados dessa jornada estão organizados em um sumário executivo inédito, que apresenta de forma clara e objetiva os impactos gerados e os caminhos percorridos. O documento é especialmente útil para gestores públicos, edtechs, fundações e organizações que atuam com inovação educacional no setor público.
O que você vai encontrar neste material
O sumário executivo sintetiza os aprendizados e impactos do programa em cinco frentes principais:
- Aumento da aprendizagem dos estudantes: Os alunos participantes apresentaram evolução média de +3,52 pontos na escala Saeb, com destaque para Matemática (+5,5 pontos) e melhorias em Língua Portuguesa. Em redes como Santa Maria (RS), o crescimento chegou a +14 pontos em MT.
- Transformação de práticas pedagógicas e de gestão: O Modelo Pedagógico impulsiONar (MPI) promoveu a melhoria das práticas docentes em 83% dos casos. Cinco redes de ensino ampliaram, de forma orgânica, o uso da metodologia para outras etapas e componentes curriculares.
- Alavancagem de compras públicas de inovação: Pela primeira vez no Brasil, o Marco Legal das Startups (MLS) foi utilizado para testar e posteriormente contratar edtechs no setor educacional — caso da contratação da Jovens Gênios em Domingos Mourão (PI).
- Integração de tecnologias educacionais: As edtechs selecionadas — como Portabilis, Aprimora, Jovens Gênios, Mobimark e Trieduc — foram utilizadas por professores e gestores com alta taxa de engajamento (até 70%). O nível de satisfação das redes com as plataformas chegou a 90%.
- Fortalecimento do ecossistema de educação e do B2G: O programa impulsionou a maturidade de edtechs no modelo B2G, gerou novos produtos e metodologias em organizações como o Instituto Reúna e o Quintessa, e promoveu capacitações jurídicas, pedagógicas e de gestão.
Por que isso importa?
A experiência do impulsiONar mostra que é possível gerar transformação real e mensurável em redes públicas de ensino, mesmo em contextos desafiadores. Para isso, é fundamental contar com:
- Estratégias pedagógicas bem estruturadas, como o MPI;
- Tecnologias educacionais eficazes, adaptadas ao contexto da rede;
- Instrumentos jurídicos adequados, como o MLS, que destravam a inovação;
- Colaboração entre atores do ecossistema, incluindo governos, startups e organizações do terceiro setor.
Para quem é este material?
Se você faz parte de uma edtech, de uma secretaria de educação ou de uma organização de fomento à inovação, este sumário pode oferecer insights valiosos para guiar decisões estratégicas.
📌 Edtechs que buscam expandir sua atuação no setor público
📌 Gestores públicos interessados em políticas baseadas em evidências
📌 Organizações financiadoras e de apoio à inovação em educação
📌 Pesquisadores, empreendedores e formuladores de políticas públicas
Faça parte dessa transformação
O sumário executivo é mais do que um relatório — é um convite à ação. Ao compartilhar os resultados do impulsiONar, buscamos fortalecer o campo da inovação educacional pública no Brasil e inspirar novas iniciativas que coloquem a aprendizagem dos estudantes no centro das políticas e soluções.
Acesse aqui o documento completo e compartilhe com sua rede!
