Edtechs

Sete redes municipais de educação aceitaram e foram selecionadas para o desafio de promover a equidade no ensino e diminuir as lacunas de aprendizados através do Programa impulsiOnar, experimentando soluções pedagógicas e digitais nas suas escolas.

O perfil das edtechs

Pilotos das edtechs no programa

Perfil das edtechs selecionadas

Perfil_Edtechs

Edtechs participantes do ImpulsiONar 2022

Aprimora

A Educacional-Aprimora implementa sua solução de aprendizagem gamificada para estudantes (Língua Portuguesa e Matemática) nos municípios de Igarassu (PE) e Cabrobó (PE), 

O Educacional – ecossistema de tecnologia e inovação – unidade de negócio da Positivo Tecnologia S.A. – tem a missão de colaborar com a evolução da educação por meio do uso criativo da tecnologia.

O Aprimora é uma plataforma adaptativa que estimula o desenvolvimento de habilidades em Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com a BNCC e as avaliações oficiais (SAEB), por meio de trajetórias personalizadas  de aprendizagem que respeitam o ritmo e conhecimento de cada aluno.

Jovens Gênios

A Jovens Gênios  implementa sua solução de aprendizagem gamificada para estudantes (Língua Portuguesa e Matemática) nos municípios de Guaramiranga (CE) e Domingos Mourão (PI).

Desenvolveu sua tecnologia para aplicação em instituições privadas e públicas para diminuir as defasagens e desinteresse no processo de aprendizagem de cada estudante e auxiliar na criação de políticas públicas de impacto social

As Plataformas Jovens Gênios, direcionadas ao ensino fundamental, usam algoritmos de inteligência artificial para individualizar o aprendizado e a gamificação para torná-lo mais divertido para os alunos; transformam o processo de ensino-aprendizagem utilizado pelos educadores ao disponibilizar as principais metodologias ativas de aprendizagem; evidenciam os indicadores de aprendizagem e engajamento dos estudantes para os gestores com relatórios em tempo real e aumentam a participação da família que pode acompanhar o desempenho dos filhos

Mobimark

A Mobimark implementa sua solução de plataforma de avaliação para professores no município de Volta Redonda (RJ)

Inovação em tecnologia para aplicação de avaliações diagnóstico e monitoramento do desenvolvimento educacional das escolas da rede municipal fortalecendo o acompanhamento do fluxo escolar por meio de uma Plataforma SaaS que possui coleta eletrônica simplificada, processamento automático e armazenamento de respostas disponibilizando de forma imediata para professores e alunos.

Portabilis

A Portabilis implementa sua solução de Plataforma de gestão de dados para Secretaria Municipal de Educação no município de Santa Maria (RS).

Existe para melhorar a vida das pessoas. Desde 2009 isso é feito por meio de tecnologias que potencializam o impacto das políticas públicas, especialmente na educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos.

Trieduc

A Trieduc implementa sua solução de plataforma de avaliação para professores no município de Bonito (PE).

Especializada no desenvolvimento de análises de dados educacionais relacionados à aprendizagem demonstrada pelos alunos em avaliações de desempenho e em diagnósticos de fatores associados. 

Tem o objetivo de proporcionar à equipe pedagógica e de gestão um olhar qualitativo sobre os pontos positivos e os pontos a melhorar de seu projeto educacional em curso, apoiando-os no desenvolvimento de sólidos diagnósticos de desempenho dos alunos e criando oportunidades de reflexão sobre possíveis medidas de intervenção que contribuam para a melhoria da qualidade da aprendizagem.

O papel das edtechs

  • As edtechs desenvolvem recursos educacionais digitais para potencializar a aprendizagem dos estudantes e contribuir com estratégias pedagógicas.
  • Elas são peças-chave para diversificar e ampliar as estratégias para redução e rompimento do ciclo de acúmulo de lacunas. Elas chegam ao impulsiONar para auxiliar os gestores públicos, gestores escolares, professores e estudantes a lidarem de forma mais eficiente e inovadora com o desafio da defasagem da aprendizagem.
  • O defasagem  de aprendizagem é um problema que tem diversas camadas de profundidade, e sua solução pode apoiar desde uma customização de conteúdo dadas às necessidades de cada estudante até oferecer o planejamento de aula mais adequado dando suporte ao professor. 

A forma de atuação

As soluções podem atuar em diversas esferas da implementação do programa impulsiONar: podendo ser nível de gestão, coordenação pedagógica, para professores ou diretamente para os alunos.

Jornada das Edtechs no impulsiONar

Os negócios participaram, se inscreveram e foram selecionados via editais publicados.
Dentro do programa, participam de dois grandes processos:

1.

Acompanhamento do piloto: recebem a partir de R$100 mil para apoiar a implementação de suas soluções em escolas das secretarias municipais de educação, conta com acompanhamento individualizado junto com Quintessa e organizações implementadoras, além de participar de comunidade de prática, podendo trocar sobre os desafios da implementação com seus pares.

2.

Processo de aceleração: encontros individualizados com consultoras da Quintessa que partem de um diagnóstico e apoiam para o desenvolvimento da edtech de forma personalizada, mentorias com especialistas em educação e compras públicas, apoio jurídico e por fim, e trilha coletiva com workshops em grupo, capacitações em grupo mensais sobre temas chave

 

Na 2ª temporada do Podcast Ponto de Ebulição, os episódios finais contaram com a participação especial de alguns participantes do programa impulsiONar para discutir como podemos impulsionar a educação pública brasileira por meio da filantropia e de programas inovadores.

Close Bitnami banner
Bitnami