Sete redes municipais de educação aceitaram e foram selecionadas para o desafio de promover a equidade no ensino e diminuir as lacunas de aprendizados através do Programa impulsiOnar, experimentando soluções pedagógicas e digitais nas suas escolas.
As 7 redes estão majoritariamente no Nordeste (PI, CE e PE), no Sudeste (RJ) e no Sul (RS), os municípios são majoritariamente pequenos, a maioria com menos de 100 mil habitantes, com exceção de Santa Maria e Volta Redonda;
A escolha das escolas teve raça como um dos critérios, o que faz com que algumas redes tenham alto percentual de alunos negros (5 redes tem mais de 60% de alunos negros, sendo Guaramiranga – CE com a maior quantidade, 80%);
O IDEB dos municípios está abaixo da média nacional (5.0), que já é baixa;
São cidades/redes em sua maioria de extrema vulnerabilidade, com questões de infraestrutura básica (saneamento básico) e desafios agravados pela covid (como saúde mental e pobreza).
Para isso contamos com um processo de inovação aberta que acontece com a abertura dos desafios públicos educacionais para construção de soluções juntamente com o ecossistema de Edtechs.
Porém, o cenário habitual para contratação pública de tecnologia acontece a partir de uma descrição técnica detalhada do que se pretende contratar tendo como critério prioritário o menor preço. Isso pode ser um entrave no momento em que gestores públicos desejam contratar inovação, em especial os produtos de difícil especificação técnica e que, de forma ágil, se modificam a partir da experiência e utilização dos usuários (como por exemplo os produtos e serviços de startups)
Entendendo essas barreiras de contratação de inovação, o impulsiONar teve como uma de suas frentes o apoio às Secretarias municipais em todo processo: levantamento e priorização do desafio educacional, definição elaboração e publicação dos editais públicos, seleção e contratação das edtechs e por fim, implementação das soluções tecnológicas.
A jornada dos gestores públicos na participação do impulsiONar contou por algumas etapas:
O impulsiONar apoiou a inovação na gestão pública ao usar a licitação Marco Legal das Startups, modalidade usada de forma inédita para contratação de soluções tecnológicas na educação.
Desafio lançado: Como podemos oferecer um recurso educacional digital para que os estudantes consolidem seus aprendizados e desenvolvam habilidades de língua portuguesa e/ou matemática?
Modelo de edital: Chamamento público | Veja aqui o edital | Publicação do Resultado Final
Desafio lançado: Como podemos oferecer um recurso educacional digital para que os estudantes desenvolvam habilidades de matemática e/ou de leitura, escrita, interpretação e compreensão textual?
Modelo de edital: Licitação Marco Legal das Startups | Veja aqui o Edital | Publicação do Resultado Final
Desafio lançado: Como podemos oferecer um recurso educacional digital para que os estudantes consolidem seus aprendizados e desenvolvam habilidades de matemática?
Modelo de edital: Licitação Marco Legal das Startups | Veja aqui o Edital | Publicação do Resultado Final
Desafio lançado: Como podemos oferecer um recurso educacional digital para que os estudantes desenvolvam habilidades de leitura, escrita, interpretação e compreensão textual?
Modelo de edital: Licitação Marco Legal das Startups | Veja aqui o Edital | Publicação do Resultado Final
Desafio lançado: Como podemos oferecer um recurso educacional digital para que os estudantes desenvolvam habilidades de leitura, escrita, interpretação e compreensão textual?
Modelo de edital: Licitação Marco Legal das Startups | Veja aqui o Edital | Publicação do Resultado Final
Desafio lançado: Como podemos agilizar o processo de elaboração de instrumentos avaliativos de Língua Portuguesa e Matemática, e o acompanhamento e análise dos dados de avaliações para que a equipe pedagógica consiga se planejar e elaborar estratégias e planos de ação que auxiliem na recuperação de aprendizagem em tempo hábil?
Modelo de edital: Edital privado | Veja aqui o Edital | Publicação do Resultado Final
Desafio lançado: Como podemos agilizar o processo de elaboração de instrumentos avaliativos de Língua Portuguesa e Matemática, e o acompanhamento e análise dos dados de avaliações para que a equipe pedagógica consiga se planejar e elaborar estratégias e planos de ação que auxiliem na recuperação de aprendizagem em tempo hábil?
Modelo de edital: Edital privado | Veja aqui o Edital | Publicação do Resultado Final
Melhora dos índices de defasagem das escolas participantes;
Experimentação de tecnologias (recursos educacionais digitais) em redes públicas, o que inclui conectar a sala de aula com soluções de startups.
Gestoras e gestores públicos contratando soluções de tecnologia com segurança e que respondam seus desafios públicos.
Fortalecimento do mercado de empreendedorismo e inovação brasileiro, com robustez para parcerias com o Setor Público
Tire suas dúvidas sobre o programa.
Financiadores
Parceiros técnicos
Na 2ª temporada do Podcast Ponto de Ebulição, os episódios finais contaram com a participação especial de alguns participantes do programa impulsiONar para discutir como podemos impulsionar a educação pública brasileira por meio da filantropia e de programas inovadores.